Introdução

Um longo caminho foi percorrido desde a primeira edição da Conferência sobre Redes de Computadores (CRC), a histórica CRC'98, realizada na Universidade de Coimbra, no distante ano de 1998. Neste período a CRC pôde afirmar-se como a conferência nacional de redes de computadores, na qual sucessivas gerações de investigadores publicaram os seus artigos.

O objetivo da CRC 2013 continua a ser o de constituir um fórum nacional para a apresentação e discussão de resultados de investigação originais de elevada qualidade, não publicados anteriormente. O tema desta edição é A Internet do Futuro.

O modelo atual da Internet potenciou o crescimento exponencial desta infraestrutura à escala mundial, em grande parte pelas suas características de escalabilidade e resiliência, tendo vindo a responder eficazmente aos sucessivos desafios decorrentes da evolução das necessidades dos novos serviços e dos seus utilizadores. Face à crescente necessidade de se adotarem novas tecnologias, capazes de responder a novos serviços e desafios, atuais e futuros, nomeadamente ao nível da segurança, da qualidade de serviço, da mobilidade, da gestão da rede, da escalabilidade, da regulamentação e da privacidade, torna-se imperativo intensificar a investigação no sentido de mitigar estes desafios e navegar rumo à Internet do Futuro.

| Conferência